Preparação para consulta

Dicas valiosas para aproveitar sua consulta e ter êxito no seu tratamento

A consulta começa antes mesmo de entrar no consultório. Uma boa preparação para consulta pode fazer você sair dela sem levar nenhuma dúvida para casa. 

Aqui vão algumas dicas valiosas para tornar a sua consulta muito proveitosa:

01 Documentação

Nos dias que antecedem a consulta, separe os exames de imagem relacionados à sua queixa, exames de sangue, laudos realizados por outros colegas médicos ou fisioterapeutas. Lembre-se de ter os exames mais recentes, e caso tenha sofrido algum acidente leve também os exames da ocasião. 


 

02 Histórico

Faça uma lista do seu histórico médico, com todas as medicações e que usa pois elas podem interferir com a prescrição do seu ortopedista. Anote as doenças que está fazendo tratamento como por exemplo diabetes, pressão alta, enxaqueca ou depressão. Leve anotado as suas alergias, as cirurgias pelas quais já passou e se há condições médicas que ocorrem com alguma frequencia na sua família.


 

03 Vá acompanhado

Vá acompanhado à consulta. Levar alguém vai te ajudar a lembrar informações do problema pelo qual esta passando e principalmente te ajudará a lembrar as orientações que o seu ortopedista te passará durante a consulta. 

04  Roupa

 

  Vá com roupas confortáveis e que permitam o exame físico. Não vá por exemplo usando uma calça jeans justa se o seu joelho precisa ser examinado. Uma opção é levar uma roupa mais adequada para o exame e se trocar antes da consulta. O médico vai precisar fazer movimentos com seus braços, pernas ou troncos.

05 Órtese

 

  Se você utiliza alguma órtese ou qualquer dispositivo como uma palmilha por exemplo, leve com você para a consulta. A sua avaliação sempre deverá ser feita da forma como você fica no dia a dia. 

 

06 Queixas

 

  Seja objetivo. Quanto mais queixas, mais orientações você vai receber. Isso dificulta o seu tratamento caso você deixe de cumprir alguma orientação. Lembre-se que para cada articulação a orientação de tratamento é diferente. Não há uma receita única para todos os problemas ortopédicos. Tente em um primeiro momento relatar com mais profundidade aquilo que incomoda mais.

 

07 Melhora X Piora

 

  Sobre a sua queixa tente ser claro no tempo em que ela começou, como foi a evolução e se tem algo que você faz no dia a dia que piora ou melhora, pois certamente serão perguntas que o seu médico irá fazer. Por exemplo, atividades físicas ou atividades domésticas que fazem melhorar ou piorar a sua dor. 

08 Tire suas dúvidas

 

  Leve todas as suas dúvidas anotadas. Não saia do consultório com dúvidas pois isso pode refletir diretamente no seu tratamento. Todo esse preparo ajuda o seu médico mas principalmente você a ter um tempo de qualidade na sua consulta. Aproveite!

Share by: